segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Compre um Cachorro

Artigo publicado na coluna Opinião, Jornal NH.

Estou tão preocupada com a minha mãe!, disse Mariana. E dona Eugênia respondeu: mas o que está acontecendo com ela? Mariana continuou – Ela anda triste, para baixo. Minha irmã disse que a nossa mãe esta sentindo-se sozinha, desde que nós duas saímos de casa. O terapeuta falou em “síndrome do ninho vazio”. E o médico receitou remédio para a depressão. Só sei que não gosto de ver ela assim. O problema é que eu não sei o que fazer.

Eugênia ouviu com atenção a preocupação daquela jovem e disse com sabedoria – Calma, eu sei o que deves fazer: Comprar um cachorro! – Mariana reagiu – Como assim? – E dona Eugênia continuou – Isso mesmo! Compra um cachorro para tua mãe. Mariana respondeu – Mas dona Eugênia, a senhora não entendeu? Ela está em depressão, está triste, pra baixo. E eu ainda vou dar um cachorro? Assim eu  vou acabar arrumando mais um problema para a vida dela!

Dona Eugênia explicou: pelo contrário, o cachorro será uma nova companhia, uma nova experiência. De acordo com o que você disse, a vida de tua mãe se resumia em cuidar das filhas. Agora, que vocês duas saíram de casa, ela ficou sem metas, sem rumo. Ela necessita de uma nova ocupação, de novas metas, novas experiências que a façam sentir-se útil novamente. Segue o meu conselho, dá um cachorro para ela e te garanto que sai dessa depressão em poucos dias. Além disso, um cão ou um gato são sempre ótimas companhias.

Então Mariana deu um presente para a sua mãe um cão da raça Shih-tzu. Em um primeiro momento, a triste senhora resistiu em aceitar o novo morador. Mas, já na primeira semana, aquele cãozinho tonou-se a nova alegria da casa. A mãe de Mariana saiu da depressão em poucos dias e voltou a sorrir como antes. Afinal, agora ele tinha novas responsabilidades: dar de comer para o cãozinho, levá-lo para passear, ir na pet para dar banho e cortar o pelo, etc.

Por isso recomendo que sempre que sentir tristeza ou desânimo com relação a uma determinada situação, coloque “entusiasmo” em sua vida. Para isso, pergunte-se: qual é a próxima meta? Tenha sempre metas motivadoras de vida. Tenha sempre um motivo para viver. E se o desafio for o de superar a solidão, por exemplo, consiga um gato ou um cachorro. Eu garanto que você terá uma vida cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário